Segurança Do Trabalho
4º Período em Mecânica
TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Josué Lucas do N. Santos
Conselheiro Lafaiete
2012
Josué Lucas do N. Santos
INSPEÇÃO DE FERRAMENTAS E
EQUIPAMENTOS
Trabalho realizado para avaliação no curso Técnico em Mecânica na disciplina de Segurança do Trabalho
Conselheiro Lafaiete
2012
Porque inspecionar ferramentas e equipamentos?
Os pequenos e grandes acidentes geralmente acontecem da mesma maneira. Os eventos que acabam em acidentes são os mesmos, porém os resultados são bastante diferentes. Suponhamos, por exemplo, que um martelo esteja frouxo no cabo. Um dia um trabalhador tenta usá-lo, batendo em um objeto em cima da bancada. A cabeça do martelo salta longe, batendo em uma parede de concreto, caindo ao chão, não ferindo ninguém e não causando qualquer dano à propriedade.
Porém, em outra ocasião, quando a cabeça do martelo sai do cabo, ela vai de encontro a uma outra pessoa que estava passando par perto, ferindo-a seriamente.
As circunstâncias foram inicialmente as mesmas em ambos os casos, mas os resultados foram diferentes. O que é desagradável nesta história é que nunca sabemos quando a cabeça frouxa vai sair do cabo e ferir alguém. Assim, a importância da inspeção regular de ferramentas e equipamentos se toma evidente. Uma inspeção regular significa que você verificou uma ferramenta ou um equipamento antes de usá-lo.
A inspeção de ferramentas é uma parte programada de cada tarefa. É tão indispensável para o trabalho a ser feito quanto a sua habilidade e qualificação para executá-lo. A verificação se as ferramentas e equipamentos estão em ordem é o primeiro passo não apenas para uma operação segura, mas também para uma operação eficiente.
Quantas vezes você ouviu alguém dizer que um melhor trabalho poderia ter sido feito se ferramentas