segurança do trabalho
Sumário
Prefácio
Apresentação
03
Capítulo I
Objetivo
06
Capítulo II
Programa Básico de Segurança
07
Capítulo III
Conceituação Técnica Básica
Anexos
29
12, 13, 15, 18, 21, 23, 24 e 26
Prefácio
Logo no início de 2003, convidamos alguns colegas do setor de fertilizantes, que, entre outras atividades, também eram responsáveis pela área de segurança em suas empresas, não somente para uma reunião de trabalho sobre o tema “Segurança”, como também para visitarem o complexo industrial - Portuário da Adubos Trevo em Rio Grande/RS.
Posteriormente, devido à forte impressão causada pela iniciativa governamental, em promover as reformas: previdenciária, tributária, e especialmente trabalhista, propusemos ao Dr. Mário Alves Barbosa Neto, presidente da ANDA a formação do comitê de segurança, e do qual obtivemos aprovação imediata e irrestrito apoio.
Em ato contínuo, enviamos a todas as empresas associadas a notícia da formação do comitê “anda com segurança”, solicitando a indicação de profissionais da área de segurança, para integrar este importante grupo.
A direção da anda sempre teve uma clara noção de que tal comitê poderia propagar elevados índices de segurança para todas as suas associadas.
Fui designado pela entidade para acompanhar de perto esta iniciativa .
Assim, é com grande alegria que prefácio este manual, sabedor que contava com uma equipe entusiasmada e competente para sua implementação. A ANDA estava consciente de que esses programas seriam de longa maturação e só poderiam ser bem sucedidos à medida que a sua continuidade estivesse assegurada pelo entendimento das associadas.
O desenvolvimento brasileiro depende das nossas empresas para superar barreiras de toda ordem, para que possamos ter uma evolução firme e sustentada.
Outro fator de forte motivação é o presente momento em que a nossa agricultura demonstra ser, de forma insofismável, a mais competente do mundo.
Tudo isso é motivo