Segurança do Trabalho
Objetivo
O participante é capacitado para atender às solicitações de serviços com eletricidade identificando os riscos inerentes e as medidas de controle cabíveis, de forma a garantir a integridade das instalações, do meio ambiente e das pessoas que com elas interagem.
(Carga horária: 40 horas)
Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os riscos inerentes à solicitação de trabalho, valendo-se de conhecimentos sobre as instalações, comportamento seguro e de procedimentos de análise de risco, no intuito de definir as medidas de controle aplicáveis.
- Implementar as medidas de controle adequadas a cada situação, atendendo às normativas técnicas e de segurança pertinentes, especialmente no tocante às prioridades previstas na NR10, a fim de garantir a segurança dos envolvidos na operação, das instalações e do meio ambiente.
- Revisar as condições de segurança das instalações, por meio de procedimentos técnicos específicos, propondo as medidas corretivas necessárias, visando garantir a segurança de seus usuários.
- Responder adequadamente às situações emergenciais, adotando procedimentos definidos no Plano de Emergência, para minimizar danos.
Panorama de mercado
As constantes transformações, o desenvolvimento de tecnologias e a legislação vigente geram a necessidade permanente da atualização de segurança dos profissionais autorizados a intervir em instalações elétricas, em especial na identificação dos riscos característicos de cada tarefa e na adoção de medidas preventivas e/ou de controle para evitar, cada vez mais, a ocorrência de acidentes do trabalho, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para si e para a comunidade, além de resguardar o patrimônio das empresas ou organizações e contribuir com o controle dos gastos públicos na área de saúde e previdência social.