Modelo de Gerenciamento da Logística Reversa
Modelo de Gerenciamento da Logística Reversa
Reverse Logistics Management Model
Cecilia Toledo Hernández1
Fernando Augusto Silva Marins2
Roberto Cespón Castro3
Resumo: O aumento do número de produtos com vida útil menor, a intensificação no uso do comércio eletrônico, leis cada vez mais exigentes de responsabilidade sobre descarte dos produtos e uma crescente consciência ambiental têm gerado um elevado número de retornos, fazendo crescer a importância da Logística Reversa para as empresas e para a sociedade, de forma geral. Contudo, constatou-se na literatura que se trata de uma área ainda pouco explorada e, portanto, não existem dados concretos para se trabalhar e explorar as oportunidades de melhoria.
Com o intuito de mitigar esta carência, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre a Logística
Reversa e o desempenho empresarial, bem como uma pesquisa junto às empresas, procurando verificar como se dá este relacionamento. Como resultado principal, relacionado diretamente com o objetivo do trabalho, obteve-se um modelo conceitual que contribuiu para a ampliação da visão gerencial sobre o processo de Logística Reversa, modelo este que inclui indicadores de desempenho que permitem avaliar a atividade. Também é proposta do trabalho a utilização de métodos de Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios, ferramenta esta que facilita a seleção dos indicadores segundo as estratégias das empresas.
Palavras-chave: Logística Reversa. Indicadores de desempenho. Modelo conceitual. Métodos de Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios.
Abstract: The increased number of items with a shorter useful life, the massive use of e-commerce, and increased environmental awareness with increasingly demanding laws on disposal of products, have created a large amount of returns increasing the importance of Reverse Logistics for society and companies, in general. However, according to the