Segurança do Trabalho
A inspeção de segurança é um sistema de trabalho tipicamente preventivo, devendo antecipar-se aos possíveis acidentes. Ela deve ser realizada com uma visão crítica das irregularidade que estão espalhadas sem que sejam percebidas no dia a dia e podem ser feitas por diversos motivos, com objetivos diferentes e programadas em épocas e em intervalos variáveis.
Tem como objetivo detectar situações ou problemas que passam e venham a contribuir para a ocorrência de danos ao patrimônio físico da empresa, ou comprometer a integridade física dos colaboradores, podendo trazer lesões à saúde deles.
Nas múltiplas oportunidades de controle temos três etapas que são: pré-contato, contato e pós-contato; inspeção é uma pratica essencialmente de prevenção, portanto está na fase controle de pré-contato. O controle na fase pré-contato é uma meta.
• Pré-contato: é o primeiro contato de inspeção, deve-se comunicar que haverá a inspeção (pode ser um telefonema, um e-mail).
• Contato: é o segundo contato da inspeção, é quando o responsável pela inspeção comparece no local no dia em que a inspeção foi agendada.
• Pós-contato: é o momento em que os problemas identificados na inspeção vão ser solucionados.
Possuem grande importância na prevenção de perdas, devendo ser feita em todas as áreas do ambiente de trabalho. Por isso, uma inspeção para ser bem aproveitada precisar ser planejada, e o primeiro passo, é definir o que se pretende com a inspeção e como fazê-la, para isso precisamos saber:
1. O que será inspecionado: pode ser todo ambiente de trabalho, ou apenas algum setor especifico como o escritório, linha de produção, almoxarifado, etc.
2. Que será o responsável: o técnico, o engenheiro, um membro da CIPA.
3. O intervalo de tempo entre uma inspeção e outra: de quanto em quanto tempo ela deverá ser feita: semanalmente, mensalmente, bimestralmente.
4. Informações sobre histórico de antecedentes do local analisado: procurar saber se já