Segurança do trabalho
Nas empresas os serviços de segurança são mantidos através. SESMT : É uma equipe de profissionais que tem como objetivo proteger a integridade física dos trabalhadores. Dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o serviço pode incluir os seguintes profissionais :
Técnico de Segurança do Trabalho; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho. O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho. Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa. 2 CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A diferença entre o SESMT e a CIPA ; O SESMT tem por finalidade promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho. Já a CIPA atua na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde dos trabalhadores.
A diferença básica entre esses dois órgãos internos da empresa reside no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto que a CIPA é uma comissão paritária constituídas por funcionários que, inicialmente, na maioria das vezes, são leigos na