Segurança do Trabalho
Encontrar temas interessantes é algo muito fácil hoje em dia. As ferramentas de consulta estão em toda parte:
Jornais: Sempre trazem notícias de acidente de trabalho. Eles são uma forma de mostrar que o acidente não é obra de ficção, e nem existem apenas para pessoas azaradas. Os jornais mostram que os acidentes por um ângulo popular e podemos explorar para tirar proveito dessa parte.
Sempre que encontrar notícias de acidentes ou Segurança do Trabalho guarde o jornal para uso posterior, e verá que esse método é bom e fácil de usar.
Internet: Está repleta de informações interessantes, basta ter paciência para pesquisar.
Histórias reais: Histórias de acidentes dos próprios funcionários, do vizinho, do colega, de um conhecido, são uma boa opção.
- Respeite o perfil do seu público
No meu tempo de estágio um colega um dos estagiários da minha turma sempre me passava vergonha. Ele era adepto de usar termos complicados e sempre tinha que ficar corrigindo, uma das coisas que ele mais gostava de falar era Fator Interpessoal de Segurança. Tudo bem falar esse termo para pessoas da área, mas, usar em um DDS para funcionários não é nada eficiente…
- Quem pode ministrar o DDS?
Qualquer pessoa que tenha domínio no assunto segurança do trabalho em determinada tarefa. Suponhamos que uma pessoa seja especialista na segurança do trabalho nos serviços de limpeza. Podemos “usar” essa pessoa para ministrar no DDS para a equipe de limpeza. É uma oportunidade de interação, e ainda tem a vantagem de quebrar a monotonia que seria apenas um palestrante para todos os DDS.
- Fazer o DDS antes ou depois de começar o dia de trabalho?
O ideal é que o façamos antes de começar as atividades, mas, já vi casos em que o DDS era ministrado na volta dos intervalos e era muito interessante e proveitoso.
- Qual a duração do DDS?
Não existe legislação sobre esse tema, no entanto, existem vários tempos que foram