segurança do trabalho
INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
INTRODUÇÃO
A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.
Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.
Entre os fatores de risco que provocam acidentes do trabalho, destacam-se:
Eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos, ferramentas manuais, contato com agentes biológicos, dentre outros.
DESENVOLVIMENTO
1)Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda as questões abaixo:
a)Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?
A vítima não tinha: nenhum treinamento, orientação, equipamento de proteção coletiva ou individual, sem nenhuma precaução com a saúde e integridade física da vítima, podendo e devendo prever o acidente que poderia ser fatal, deram-lhe a imprudente ordem. Naquele dia, o responsável pelos explosivos sequer estava na região.
b)Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o Tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?
Conforme a dicção do Artigo 1.538, parágrafo 1º, combinado com o Artigo 1.539, ambos do Código Civil de 1916: “Artigo 1.538: No caso de ferimento ou outra ofensa á saúde, o ofensor indenizará o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes até o fim do convalescença,