Segurança do trabalho
Continuando com o assunto sobre as reuniões, vou sugerir alguns temas a serem discutidos.
Para quem já participou da elaboração de muitas SIPAT's, sabe que as paródias são uma maneira agradável e divertida de disseminar a prevenção na empresa. Já vi muitos talentos revelados nas SIPAT's. Pessoas que no seu dia-a-dia tem a música como hobby.
Uma boa SIPAT tem que ter um pouco de agitação e descontração. Tem os assuntos sérios e como tal tem que ser encarados, mas depois de uma palestra, que aliás, não deve passar de 40 minutos, é sempre bom ter uma atração diferente e é nesse momento que entram as paródias. Este é apenas mais um elemento de uma SIPAT, mas nesses anos todos participando da elaboração desse evento, eu diria que, para o sucesso da SIPAT, é imprescindível que se tenha este concurso.Vou postar aqui outros assuntos relacionados a SIPAT, desde a definição do tema até a programação completa com roteiro e tudo.
Já que estou falando em música, deixo aqui uma dica legal sobre o tema:
Revista eletrônica Brazilian Guitar Magazine.
A SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, deve obrigatoriamente ser realizada anualmente, conforme prega a NR-5. A responsabilidade pela organização da SIPAT é da CIPA e obviamente, assessorada pelo SESMT da empresa, quando houver.
Algumas empresas têm suas SIPAT’s já estruturadas (inclusive com verba específica para tal) e, com exceção das mudanças dos componentes da CIPA, a SIPAT já tem suas diretrizes pré-estabelecidas.
Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela seja bem planejada. Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:
- Definir uma equipe para realização SIPAT;
- Escolher um coordenador da equipe;
- Atribuir tarefas para toda a equipe;
- Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão;
- Envolver todos os departamentos na