Dheg
CAMPUS GUAIRÁ
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA
ASSITENCIA DE ENFERMAGEM EM OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGÍA
TEMA
DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ (DHEG)
ACADEMICAS:
JULIANA A. PEREIRA DE LIMA RA.6245
NAJLA S. LAHOUDE RA. 6311
TANIA RAMOS OLIVEIRA RA.6361
GUAIRÁ/2011
INTRODUÇÃO
A doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) é o disturbio mais comum na gestação. Esta patologia esta caracterizada pela hipertensão arterial, proteinúria e ou edemas, que formam a tríades da DHEG.
Sua classificação se da de duas formas básicas: pré-eclâmpsia e eclâmpsia, sendo a eclâmpsia o agravamento da primeira sendo constante o aparecimento de convulsões e consequentes efeitos cerebrais.
A síndrome de HELLP que é uma grave patologia da gestação é caracterizada por: H hemólise, EL enzimas hepáticas elevadas e LP baixa contagem de plaquetas Aproximadamente 2% da mulheres gravidas desenvolvem a síndrome de HELLP e 8% dos fetos morrem decorrente da mesma.
A DHEG é diagnosticada a partir da 24ª semana de gestação. ë importante notar que boa porcentagem das mulheres com DHEG em uma gestação a desenvolvem nas gestações secuentes, chegando a 50% destas terem algum tipo desta patologia em sua próxima gravidez.
Sempre que possivel se recomenda que a mulher com fatores predisponentes de DHEG seje atendida de maneira mais atenciosa sendo feito o pré-natal com atendimento semanal, dependendo do grau de DHEG seje necessario o internamento para cuidados diários.
DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ (DHEG)
Este disturbio patológico caracterizado pelos seguintes sintomas: hipertensão arterial sistólica maior que 140mmHg e a diastólica maior que 90mmHg, edemas e proteinúria acima de 300mg em uma simples amostra de urina.
A mulher apresentando esta tríade esta caracterizada como gestante com DHEG, e deve ser atendida de forma diferenciada com controle pré-natal. Na maioria dos casos, a doença pode ser evitada,