Segurança do trabalho e meio ambiente
Assunto: | Segurança na Operação de Empilhadeiras. |
Objetivo.
Orientar os operadores de empilhadeiras quanto aos preceitos mínimos de segurança a serem seguidos nas dependências da Plascar durante o processo de movimentação de materiais, visando a prevenção de acidentes que possam gerar danos aos colaboradores, patrimônio e meio-ambiente.
Abrangência.
Os procedimentos abordados neste treinamento se aplicam diretamente aos Operadores de Empilhadeira, devidamente habilitados para o desenvolvimento dessa atividade.
Embasamento Legal.
Cumprimento ao disposto na NR-11 da portaria 3214/78 do M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego).
Definições.
Operador de Empilhadeira: Pessoa habilitada e treinada, com conhecimento técnico e funcional do equipamento.
Nota: É o responsável direto pela segurança na operação, pessoas e demais bens interligados à ela.
Operação Segura.
Inspeção Inicial.
Para iniciarmos uma operação segura, devemos realizar a inspeção das condições da Empilhadeira, atentando-nos para itens básicos de segurança. Abaixo está o modelo de Check List que será preenchido pelo operador diariamente antes do início da sua jornada de trabalho:
Nota: Os itens não conformes deverão ser imediatamente comunicados, devendo ser acionado a empresa responsável pela manutenção das máquinas para que as “anomalias” sejam solucionadas. Fica estabelecido que quaisquer irregularidades presentes nas máquinas serão passivas de avaliação, podendo essas caracterizar a interdição da máquina.
Regras Gerais.
Quando uma empilhadeira está se movimentando, os seus GARFOS devem ficar a aproximadamente 150mm do chão;
Somente transporte cargas que os garfos suportem. Verifique a compatibilidade do peso da carga com a capacidade de elevação da empilhadeira;
Dirija a uma velocidade compatível com as