Segurança do trabalha
Este Procedimento fornece informações gerais sobre os componentes, Montagem, Inspeção e uso de Andaimes Modulares e Tubulares.
B – GENERALIDADES.
A finalidade dos andaimes é possibilitar posições de trabalho seguras em locais elevados. Para eliminar o risco de exposição a quedas o andaime deve possuir:
Guarda-corpo;
Corrimão;
Plataforma completa.
Para diminuir o risco de queda de materiais ou ferramentas do andaime, este deve ter rodapé rígido e travado. Caso as condições do local não o permitam deve-se isolar a área ao redor com etiqueta: “ENTRADA RESTRITA” Antes de montar um Andaime considere os riscos de fontes elétricos, mecânicas, pneumáticas, térmicas e químicas, em áreas próximas, aéreas ou não. Considere ainda interferências com outros trabalhos. Não é permitida a utilização de andaimes sob chuva ou ventos fortes. Andaimes não devem ser usados para apoio temporário de equipamentos. Materiais como tijolos, blocos de concreto e outros, não devem ser empilhados sobre plataformas de andaimes (máximo de 3 tijolos ou blocos por pilha).
C – TIPOS.
Andaimes modulares de estrutura travada: são compostos de módulos Pré-Fabricados, Contraventados transversais e elementos de travamento a fim de manter as partes firmes nos lugares.
Andaimes de conexão tubular: são feitos de tubos de vários comprimentos unidos por acopladores especiais para suportar praticamente qualquer tipo de plataforma de trabalho.
D - MONTAGEM DE ANDAIMES.
A supervisão deve treinar os funcionários para a montagem de andaimes e supervisioná-la sempre que forem executar esta tarefa. Caso seja necessário montar andaimes mais altos do que 15 metros, este deverá ser aprovado pelo Engenheiro de Segurança ou Engenheiro de Produção. Somente profissional habilitado poderá projetar andaimes mais altos do que 35 metros. Quando não for possível eliminar riscos de queda, use equipamentos de proteção, ao montar,