Segurança da informação vpn
Uma VPN (rede privada virtual) consiste em ser uma rede de comunicações em que, geralmente as empresas usam para poder se comunicar entre elas com segurança e mais privacidade do que de qualquer outra forma. Geralmente este tipo de mecanismo é usado quando uma empresa tem várias filiais em vários lugares e deseja ter uma ligação entre elas de forma que a segurança tenha certa preferência, ao invés de velocidade que por sua vez, é um pouco mais lenta, mas mesmo assim requer uma internet razoavelmente rápida.
Resumindo, uma VPN é um sistema de comunicação que permite o acesso privado de comunicação, utilizando de redes públicas já existentes (como a internet). A VPN é uma tecnologia que junta varias formas que asseguram a informação entre dois pontos, através de um túnel, que simula uma comunicação ponto a ponto “clandestina”, onde só o receptor e o remetente pode ter acesso à informação trafegada, ou seja, não há supostas interferências.
Introdução
O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos à interceptação e captura. Em contrapartida, estas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes. Com o explosivo crescimento da Internet, o constante aumento de sua área de abrangência, e a expectativa de uma rápida melhoria na qualidade dos meios de comunicação associado a um grande aumento nas velocidades de acesso e backbone, esta passou a ser vista como um meio conveniente para as comunicações corporativas. No entanto, a passagem de dados sensíveis pela Internet somente se torna possível com o uso de alguma tecnologia que torne esse meio altamente inseguro em um meio confiável. Com essa abordagem, o uso de VPN sobre a Internet parece ser uma