segurança através da biometria
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica,
São Bernardo do Campo
1º sem. 2013
TEMA
A biometria utilizada na segurança da informação.
PROBLEMA
A biometria oferece sempre acesso seguro à informação?
HIPÓTESE
Não necessariamente, pois mesmo que cada indivíduo possua características biométricas únicas, a segurança pode ser burlada por meio de cópias de dados biométricos de acesso, alteração de dados de autenticação armazenados ou ainda brechas no sistema de autenticação utilizado.
REVISÃO DA LITERATURA
Segundo Miranda (2007), as soluções biométricas aumentam a segurança, pois comparam as características únicas de cada indivíduo com as armazenadas em um banco de dados. Além deste motivo, não existe o risco de perder ou esquecer a identificação utilizada (a não ser em caso de acidentes com consequências físicas ou comportamentais). As soluções biométricas podem ser classificadas em três categorias: a primeira é a comportamental; numa segunda incluem-se as características físicas do indivíduo, que se mantêm estáveis ao longo da vida; e a terceira baseia-se em características discretas, como a estrutura vascular da retina.
Conforme Silveira (2013), a segurança baseada somente em dados biométricos, a princípio muitos diriam que é muito segura, pois é de baixo custo, fácil implantação e bem aceita pelos usuários, mas somente estão olhando os benefícios imediatos, esquecendo-se dos riscos decorrentes da maior exposição dos dados biométricos e um comprometimento eterno da identidade do usuário, pois o dado biométrico tem um número limitado para poderem ser substituídos, temos dez dedos nas mãos; dois olhos; um único padrão fonético entre outros. Portanto o comprometimento de tais dados poderá corromper todos os processos neles baseados. Com o uso combinado de dados biométricos com outros dados, como