Como funciona a Biometria
FIC – Faculdades Integradas de Caratinga
Pós Graduação Redes e E-comerce
Jonilson Batista Campos jonison@spep.com.br Resumo Este artigo aborta o uso e os tipos de biometria e o seu uso de forma a aumentar a segurança de sistemas computacionais. A tecnologia digital cada vez custa menos e assim possibilita a introdução no mercado de dispositivos que fazem a autenticação biométrica.
A identificação biométrica se dá em duas fases: primeiro o usuário é registrado no sistema, permitindo a captura de suas características biométricas, as quais são convertidas em um modelo que as representa matematicamente. A segunda fase é a autenticação, onde o usuário apresenta suas características biométricas, que são comparadas e validadas com o modelo armazenado. Desta forma este artigo tenta mostrar como funciona a biometria na sua realidade.
Basicamente, a idéia consiste no envio dos dados das características do usuário. Isso vale desde a sua impressão digital até a composição da sua retina. Depois disso, as informações são comparadas com o exemplo do que está armazenado no computador. Se houver semelhança, a entrada é permitida, ou o contrário.
1 - Introdução O aumento significativo das informações no mundo digital vem exigindo meios mais seguros para sua proteção. A identificação e autenticação de usuários é um dos principais aspectos a serem considerados para garantir a segurança das informações. Nesse contexto, os mecanismos de identificação tradicionais, baseados em usuário e senha, já não satisfazem às demandas exigidas.
A necessidade de autenticação/identificação de usuários em uma rede de computadores é o principal aspecto para a segurança da informação e está associada à possibilidade de acesso restrito a uma determinada área ou serviço da rede, ou seja, se não for possível identificar uma pessoa que esteja tentando acessar um sistema, nenhum outro tópico de segurança fará