Biometria
Normalmente, as pessoas obtêm acesso a instalações seguras usando elementos que elas conhecem, como senhas, ou algo que possuam, como cartões magnéticos. Um terceiro método, chamado biometria, baseia-se no que a pessoa é ou faz.
Porque A Biometria
Funciona?
A biometria funciona porque o ser humano possui características corporais únicas e que são, de certa forma, estáveis. Isso inclui impressões digitais, traços faciais e características físicas dos olhos. A fala e assinaturas manuscritas são características relacionadas ao que a pessoa faz (biometria do comportamento) e que também identificam de modo único.
Tipos de Biometria
Impressões Digitais
Métodos mais Rápido
Menor Custo
Mais difundido
Muito confiável
Nunca Muda
Compara a impressão de características dos dedos ou uma amostra dessa impressão com outra existente.
É atualmente o método que oferece a melhor relação custo, aceitabilidade e precisão.
Geometria da mão
Menor Custo
Menos confiável
Problemas com anéis
Necessita que o usuário encaixe a mão na posição correta
Esse método é bastante utilizado, assim como a impressão digital, sendo baseado no formato da mão e nas veias da palma da mão e da corrente sanguínea ativa. É uma técnica bem simples e rápida.
Alterações profundas da mão e das veias ocasionadas por um machucado podem prejudicar a leitura e exigir um recadastramento.
Reconhecimento da face
Alto Custo
Menor Confiabilidade
Maior tempo de leitura e pesquisa O método de análise da face usa características como formato do rosto, do nariz, dos olhos, entre outros, para identificar um indivíduo. Mudanças no rosto ou pessoas muito semelhantes, como irmãos gêmeos, podem atrapalhar a identificação, por isso esse sistema não é muito confiável e nem muito usado.
Reconhecimento da assinatura
Diferencia-se de outras biometrias por ser uma forma dinâmica, onde a identificação só é possível com o usuário presente e consciente.