Biometria
Daniel0 Comments abril 16 2014
A biometria, como muitos podem ter notado, é a última tecnologia quando se fala em segurança digital nos bancos. Ela é cada vez mais adotada por bancos e outras empresas em todo o mundo para proteger dados e bens das pessoas. Mesmo recebendo diversas críticas quanto à sua eficácia, a biometria deve se fazer cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas.
Como a biometria funciona
Segundo a Wikipédia, biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Quer dizer que cada pessoa tem uma assinatura biológica única, como o padrão das veias sanguíneas da mão, o formato do rosto ou a impressão digital, que pode ser usada para identificá-la.
Tipos de identificação biométrica
Existem várias tecnologias de reconhecimento biométrico. As principais são as seguintes:
Impressão digital
É uma das tecnologias mais usadas para identificação. Ela funciona com o reconhecimento dos padrões de sulcos da pele dos dedos da mão. Cada pessoa tem um desenho diferente e único, que pode ser usado para identificar um indivíduo.
Retina
O reconhecimento por retina é um dos meios mais seguros de biometria. O método analisa a forma dos vasos sanguíneos no fundo do olho com um feixe de luz de baixa intensidade.
A desvantagem desse método é o incômodo, sendo invasivo à pessoa.
Íris
Um método mais fácil e menos incômoda do que a análise de retina, a identificação por meio da íris se baseia na leitura do padrão colorido em torno da pupila.
Face
O método de análise da face usa características como formato do rosto, do nariz, dos olhos, entre outros, para identificar um indivíduo.
Mudanças no rosto ou pessoas muito semelhantes, como irmãos gêmeos, podem atrapalhar a identificação, por isso esse sistema não é muito confiável e nem muito usado.
Palma da mão
Esse método é bastante utilizado, assim como a impressão digital, sendo baseado