Rascunho Pib
No último trimestre do ano, expansão foi de 0,7% sobre trimestre anterior.
Na comparação com um ano antes, alta foi de 5%.
A economia brasileira fechou 2010 com crescimento de 7,5%, conforme revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (3). Em valores correntes, a soma de todas as riquezas produzidas pela economia no ano passado alcançou R$ 3,675 trilhões. O PIB per capita ficou em R$ 19.016. saiba mais
Veja a repercussão do crescimento de 7,5% da economia brasileira
Indústria extrativa é destaque do PIB em 2010, com alta de 15,7%
'O pibão foi bão', diz Dilma sobre o crescimento da economia em 2010
Inflação está sob controle, avalia Mantega
Dado preliminar indica que Brasil ultrapassou França e Reino Unido
Na comparação do IBGE com outros 16 países, o ritmo de expansão do Brasil só perde para China (10,3%) e Índia (8,6%). Supera, no entanto, a taxa de crescimento de países como Coréia do Sul (6,1%), Japão (3,9%), EUA (2,8%), e a da região da zona do euro (1,7%).
Em comunicado, o instituto diz que o resultado foi "beneficiado pela baixa base de comparação do ano anterior", já que, em 2009, ano abatido pelos efeitos da crise financeira mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve recuo de 0,6%, de acordo com dado revisado pelo IBGE.
Considerando apenas o quarto trimestre, em relação ao trimestre anterior, o aumento foi de 0,7%. Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o crescimento foi de 5%.
Essa foi a maior alta registrada desde 1986, segundo informou o IBGE. A metodologia do instituto, no entanto, mudou em 1996.
Estimativa do Banco Central divulgada em fevereiro apontava crescimento 7,8% para a economia no ano passado. No último dia 28, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o crescimento estimado para o PIB era de 7,5%.
Entenda os números
Os dados do PIB mostram como a economia se comportou no ano passado. Para medir esse desempenho, o IBGE