Biometria E Seguran A
INTRODUÇÃO
Ao contrário do que se pensa a biometria não é um conceito novo. Inédito é apenas sua aplicação em sistemas computacionais. Sabe-se, por exemplo, que os faraós do Egito, usavam características físicas de pessoas para distingui-las. No entanto, somente no século XIX a biometria ganhou atenção científica.
Atualmente o termo biometria esta na moda, principalmente relacionado à Tecnologia da Informação. Todo o mundo só fala nisso, porque do ponto de vista da segurança, biometria significa a verificação de identidade de uma pessoa através de uma característica inerente à mesma.
No presente ensaio optamos pela biometria, pois o constante avanço das tecnologias de comunicação faz com que haja cada vez mais interação entre as pessoas e, além disso, deve-se considerar que a biometria também pode representar uma comodidade ao usuário prova disso é que as tecnologias envolvidas ganham aprimoramentos constantes.
BIOMETRIA: O QUE É E O QUE FAZ?
Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos e pode ser utilizada numa grande variedade de aplicações, pelo que é difícil defini-la de forma exclusiva. No entanto, uma das definições que nos parece mais adequada refere que a biometria é a utilização automatizada de características fisiológicas ou comportamentais para determinar ou verificar entidades.
À medida que aumentam as quebras de segurança eas fraudes, aumenta também o recurso a soluções de elevada segurança. Atualmente podemos encontrar soluções biométricas em vários tipos de organizações, incluindo as de natureza governamental, militar, educacional ou comercial. Aeroportos, hospitais, hotéis, mercearias e até os parques temáticos da Disney usam cada vez mais a biometria para ter maior segurança.
A biometria e os laboratórios criminais têm muito em comum. A biometria usa as características físicas ou comportamentais para determinar ou confirmar uma