Seguranca
Um incêndio que atingiu nesta quarta-feira o almoxarifado do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, causou a morte de uma mulher. O fogo não atingiu o prédio principal da unidade, localizado ao lado e onde ficam as internações, mas cerca de 100 pacientes precisaram ser realocados devido à fumaça. Outros 11 internados foram transferidos.
"Tivemos infelizmente o óbito de uma senhora em uma fase terminal, mas que evidentemente a fumaça contribuiu para o óbito", lamentou o governado do RJ, Sérgio Cabral.
A vítima estava internada com fibrose pulmonar na ala de cirurgia torácica, no 4º andar. Ela foi identificada como Edenir Costa Pereira, 65 anos.
O prédio do almoxarifado foi construído há cerca de um ano. Os bombeiros já controlaram o incêndio e agora fazem o trabalho de rescaldo no local. A luz e os elevadores já foram reestabelecidos. Cerca de 80 homens do Quartel Central e dos batalhões da Tijuca e de Vila Isabel trabalharam no combate às chamas. O helicóptero da corporação também ajudou na operação.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, pacientes de quatro andares foram levados a área de raio-X e foi improvisada uma enfermaria no térreo. Houve atendimento também no pátio e nos corredores. Foram removidos doentes que estavam no 2º (alas de dermatologia, neurologia e emergência infantil), 3º (alas de nefrologia e hemodiálise), 4º (alas de cirurgia torácica, plástica e oftamologia) e 5º andares (ala de ortopedia). Segundo a supervisora de enfermagem do Pedro Ernesto, Bianca Siciliano, oito pacientes que estavam na semi-intensiva, no 3º andar, também foram realocados.
"Estamos com a sensação de dever cumprido. Os pacientes que necessitam de mais suporte serão removidos, mas todos estão sendo monitorados. Tivemos dificuldades em fazer o resgate em meio à fumaça. Os pacientes estavam assustados, porque foram surpreendidos por volta das 5h da manhã. Graças a