Seguranca
As organizações no atual cenário globalizado desenvolvem, suas atividades fundamentados pela informação, buscando informação e produzindo informação. De acordo com Meirelles (1994) a quantidade de informação científica dobra a cada oito anos, e uma organização que não acompanhe esse ritmo acelerado, quase frenético, está literalmente fadada ao fracasso.
Na mesma proporção que a quantidade de informação disponível sobe em níveis nunca vistos, o tempo disponível para o administrador coletar, tratar e processar essa informação, transformando-a em diferencial para seu produto e na tomada de decisão diminuiu.
As informações constituem um tipo de recurso disponível para as organizações. Atualmente é um recurso precioso para quem consegue utilizá-la adequadamente. A obtenção de informações que sejam relevantes para um negócio dá-se através de algum sistema de informação que tenha sido eficientemente planejado.
No ambiente do sistema de informação, atrelado ao fato de a informação ter um valor imensurável, outro aspecto surge com grande força no contexto organizacional: A segurança do recurso da informação para a empresa. Como tudo que é valioso é cobiçado, a informação não é diferente, diversos são os mecanismos e metodologias de tentativa de obter informações das organizações. Além do fato de as informações serem recursos cobiçados, a necessidade de proteção contra erros, catástrofes e acidentes também se faz necessário frente a importância da manutenção da confidencialidade, integridade e disponibilidade desta informação.
Neste sentido o primeiro capítulo deste trabalho tratará a informação como ativo da organização, focado em primeiro plano, na qualidade da informação, bem como dos benefícios que uma informação de qualidade pode trazer para a gestão da organização.
Posteriormente o segundo capítulo, tratará da segurança da informação propriamente dita. Neste item serão abordados os