Seguranca no trabalho
A atividade turística gera uma quantidade muito grande de informações que têm importância e valor estratégico nos negócios turísticos. Isso significa que a informação deve ser tratada como um elemento de estratégia e planejamento organizacional/institucional.
Segundo Negroponte (1995), indústria da informação vai se tornar algo mais parecido com uma banca, tendo por feira a superestrada global da informação, ou seja, os clientes serão pessoas e seus computadores agentes. A superestrada da informação nada mais é do que o movimento global de bits sem peso e à velocidade da luz. (NEGROPONTE, 1995). Ainda o mesmo autor acrescenta que o ato de despachar e receber bits pela internet em qualquer lugar do mundo permite pulverizar a informação.
No caso da atividade turística, quanto mais pulverizada a informação, melhor será o seu desempenho. A informação é o principal instrumento e ferramenta de trabalho de um profissional da área.
Os recursos de informática são uma ferramenta essencial para o apoio o tomada de decisão, e sua interação com atividades como a do turismo permite a consulta e a gestão eficiente da informação associada ao setor. Autor e ano
Segundo Carmo (1989), informática é um neologismo já presente em alguns dicionários, que designa o conjunto das ciências e das técnicas relativas à investigação, à conservação, à ordenação e à interpretação de informações. A informática multiplica imensamente a capacidade do ser humano de armazenar e transmitir informações.
Para o desenvolvimento do processo de informatização, alguns recursos de informática são necessários:
• Equipamento, hardware, compreendendo computadores e periféricos.
• Sistemas básicos, software, para o funcionamento desses equipamentos.
• Sistema de gerenciamento de banco de dados, chamados genericamente de gerenciadores de bancos de dados (DBMS - Data Base Management Systems). Fonte desses dados
Von Bertalanffy, em Bio (1997), o precursor da teoria geral de