Segundo O Texto O Envelhecimento No Brasil Teve Inicio Na D Cada De 1960
Em 1975 foi descrito a primeira constatação de violência contra idosos no Brasil, e atualmente passou a ser considerada um problema de saúde publica devido o crescente numero de agressões físicas e psíquica das vitimas que se devido fatores de risco como saúde dependências físicas e econômicas se tornam vulneráveis a violência. O combate se torna insuficiente devido á subordinação do idoso ao “cuidador”, a violência domestica normalmente ficar em âmbito familiar com o idoso temendo denunciar. Dentre outras formas de violência são comuns abusos físicos, emocional, psicológico, exploração financeira e material, o abandono e negligencia todas elas podendo ocorrerem de forma conjuntas ou isoladas (apud SOUZA, FREITAS, QUEIROS, 2007).
O modo de tratamento desumano em que o idoso é submetido no lar, compromete a saúde física e psíquica com diminuição de suas defesas causando doenças psicossomáticas, transtornos depressivos, transtornos pós-traumáticos quando submetidos a situações abusivas com alto estresse podem culminar em tentativas de suicídio (apud GODIM, COSTA, 2006).
Os maus tratos é a violência mais comum em que o idoso é submetido, sendo elas agressões verbais, ridicularização e depreciação sendo praticadas tanto por familiares, empregados e profissionais da área da saúde aumentando o sofrimento psicológico do idoso,