Abuso sexual contra crian as em busca de uma compreens o centrada na pessoa

1504 palavras 7 páginas
Abuso sexual contra crianças: em busca de uma compreensão centrada na pessoa
Inicialmente, empreende-se uma discussão sobre violência sexual, suas características e formas de ação sendo assim o abuso sexual é visto como intra e extra-familiar, e a exploração sexual comercial pode ser dividida em prostituição, pornografia, turismo sexual e tráfico de pessoas para fins sexuais. O conceito da infância está inserido em um contexto sócio-histórico portanto não é algo definido, está sempre em construção. Neste artigo é considerado que criança é o sujeito cuja idade encontra-se no intervalo de 0 a 12 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tenta garantir proteção integral e um desenvolvimento sadio.
A violência está ligada a relações que envolvem o uso do poder, no abuso sexual de crianças, a mesma é usada para a gratificação de adultos ou até mesmo de adolescentes mais velhos. Geralmente o abuso é cometido por parentes e ou responsáveis fator este que colabora, pessoas próximas que iniciam um processo de sedução, conquistando sutilmente, e anulando a capacidade de decisão da vítima, e acaba em sua dominação e aprisionamento, aprisionamento que impede a vítima de expor a situação para outras pessoas, a fim de conseguir ajuda. A compreensão da exploração sexual comercial tem caráter econômico subjacente, está ligada a dinâmica do sistema capitalista e as demandas da sociedade de consumo, mediadas e orientadas pelo crivo dos mercados. Sendo assim, o mercado do sexo, é uma estrutura organizada e articulada. Sustenta-se primordialmente pelo lucro (obedecendo à lógica do capital), gerado pelo trabalho produtivo sexual, cuja mão de obra pode ser adulta ou infanto-juvenil (Faleiros, 2000).
Segundo Faleiros, 2005; Minayo, 2002 nos casos de abuso, geralmente a vítima é coagida violentamente por seu(s) abusador(es) a jamais falar nada para ninguém, sob ameaça de sofrer punições violentas, ser morta, ou ter um ente querido ou familiar posto também

Relacionados

  • Bruno
    19654 palavras | 79 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas