Segunda a Terceira Lei de Newton
Segunda e Terceira Lei de Newton
Altamira-PA,
30 de Setembro de 2015.
Escola: Ducilla Almeida do Nascimento
Diretor: Edir Sousa
Professora: Sonilva Sousa
Turma: M1TR02
Integrante:
Enzo Kayque da Silva Lopes
Segunda e Terceira Lei de Newton
Altamira-PA,
30 de Setembro de 2015.
Introdução
Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, foi físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Newton é o autor de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, obra na qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e as leis dos movimentos – Leis de Newton. São três as leis que Newton descreveu, das quais iremos ver duas neste trabalho.
Princípio Fundamental da Dinâmica: A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida. Essa relação pode ser descrita com a equação: Fr = m .a, sendo:
Fr – Força resultante; m – massa; a – aceleração.
De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é definida como a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada, conforme mostra a figura abaixo:
Ao aplicar uma força sobre um objeto, imprimimos sobre ele uma aceleração que será dependente de sua massa.
Podemos ver a partir da figura que, ao aplicar uma força de 2N sobre um objeto, ele adquirirá uma aceleração maior quando a massa for 0,5 kg e uma pequena aceleração quando a massa for 4 kg. Isso significa que quanto maior a massa de um corpo, maior precisa ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.
Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para alterar seu estado de movimento, podemos dizer que a segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.
A