Segmentação mercado
A importância do profissional de marketing é vital, pois cabe a ele traçar os perfis dos grupos de consumidores, identificando suas necessidades e desejos.
Para que o profissional possa efetivamente ser eficaz na segmentação de produtos ou serviços, o mesmo precisa fazer uso das ferramentas adequadas, permitindo-lhe o desenvolvimento de estratégias eficientes na segmentação.
Passos com exemplos de ferramentas estratégicas:
O primeiro passo para fazê-lo é entrevistando os vendedores da empresa e/ou os distribuidores e os próprios consumidores, e assim ouvir o que eles têm a dizer. Esse tipo de pesquisa revela-se um instrumento importante para incrementar as vendas de produtos em cada segmento de mercado.
O segundo passo é o de selecionar os segmentos de interesse mercadológico da empresa, e sua potencialidade de desdobramento futuro.
É de suma importância medir a atratividade de cada segmento para selecionar um ou mais segmentos, dos quais, a empresa deverá concentrar seu esforço de marketing.
E por fim, o terceiro passo é o de divulgar os benefícios diferenciados do produto ou serviço, que agregue valor aos consumidores, ou seja, o referido posicionamento do produto.
2. No que consiste a tarefa de posicionamento do produto no mercado?
Consiste em efetuar a gestão do produto, ou seja, o estabelecimento da posição competitiva para o produto, visando criar diferenciais competitivos nas mentes e nos corações dos consumidores.
Segundo Cobra e citado por Crocco, definir o posicionamento de um produto é a “arte de configurar a imagem da empresa e o valor oferecido do produto em cada segmento, de forma que os clientes possam entender e apreciar o que a empresa proporciona em relação à concorrência”.
Vale salientar que existem vários tipos diferentes de posicionamento que são:
. Posicionamento por concorrente
. Posicionamento por atributo
. Posicionamento por uso/aplicação