SEGMENTAÇÃO DO MERCADO, IDENTIFICAÇÃO D PÚBLICO-ALVO E POSICIONAMENTO PARA UMA VANTAGEM COMPETITIVA
CURDO DE GESTÃO AMBIENTAL – 2º SEMESTRE
SEGMENTAÇÃO DO MERCADO, IDENTIFICAÇÃO D PÚBLICO-ALVO E POSICIONAMENTO PARA UMA VANTAGEM COMPETITIVA
Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender todos os clientes em mercado amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral podem ser agrupados segundo uma ou mais características. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado a que poderá atender com eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica. As vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos.
O termo mercado adquiriu muitos significados ao longo dos anos. Originalmente, mercado era um espaço físico onde compradores e vendedores encontravam-se parar trocar bens e serviços. Atualmente, para um profissional de marketing, um mercado é o conjunto de todos os compradores atuais e potenciais de um produto ou serviço.
As organizações que vedem para os mercados organizacionais e de consumo, reconhecem que não podem atrair todos os compradores desse mercado, ou pelo menos não todos da mesma maneira. Os compradores são numerosos, muito espelhados e muito variados quanto às necessidades e práticas de compra. Portanto, em vez de tentar concorrer em todos os mercados, muitas vezes contra concorrentes mais fortes, cada empresa deve identificar as partes do mercado que poderá atender melhor.
1. NÍVEIS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Os vendedores podem abordar o mercado de três formas:
1. Marketing de Massa: é a decisão de produzir e distribuir em massa um produto único e tentar atrair os tipos de compradores. Este tipo leva a custos e a preços mais baixos, é o argumento dado de quem o utiliza.
Exemplo: Antigamente, a coca-cola produzia