Segmentação de Mercado
Um segmento de mercado é formado por um grupo exclusivo de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e características parecidas. A segmentação de mercado se baseia na ideia de que um produto não é capaz de atender necessidades e desejos de todos os clientes, já que eles são muitos, estão dispersos em várias regiões e possuem rotinas de compra e gostos diferenciados, além de distintas necessidades, desejos e preferências. Desse modo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se podem tratar todos de forma diferente. Portanto, o que se pode fazer é reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes e tratá-los como se fossem iguais.
A base dessa discussão são as diferenças entre os consumidores, as quais devem ser consideradas no processo decisório da empresa. Daí a importância da segmentação de mercado como instrumento estratégico, pois o ponto crítico no planejamento de marketing é, sem dúvida, a identificação dos alvos de mercado (Isac José Lopes).
O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos que a empresa considera adequados para serem explorados comercialmente, já que ela possui capacidade de satisfazer a demanda desses focos de maneira apropriada. Cada segmento deve ser constituído por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos. Com critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos, de personalidade e de estilo de vida, comportamento face ao produto, atitudes psicológicas relativamente ao produto;
Por meio da segmentação de mercado, podem-se ter melhores informações e de uma forma mais próxima da realidade, as necessidades e desejos dos consumidores. Tal conhecimento se aprofunda à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando conhecimento mais individual do consumidor.
Uma segmentação de mercado