mecanico
Introdução
Ferro é o metal mais utilizado pelo homem. A abundância dos minerais, o custo relativamente baixo de produção e as múltiplas propriedades físico-químicas que podem ser obtidas com adição de outros elementos de liga são fatores que dão ao metal uma extensa variedade de aplicações.
Alguns metais (cobre, por exemplo) podem ser empregados no estado quimicamente quase puro. Entretanto, isso não ocorre com o ferro. No uso prático, está sempre ligado ao carbono e a outros elementos e, assim, no âmbito da ciência dos materiais e também na linguagem do dia-a-dia, a palavra ferro pode ser entendida como uma liga dos elementos químicos ferro, carbono e outros.
Os itens a seguir dão algumas definições básicas.
• Aço: denominação genérica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,11%, contendo outros elementos residuais do processo de produção e podendo conter outros propositalmente adicionados (elementos de liga).
• Aço-carbono: aço sem adição de elementos de liga.
• Aço-liga: aço com adição de elementos de liga.
• Ferro fundido: designação genérica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,11%.
Produção
À metalurgia do aço, dá-se o nome de siderurgia. Neste tópico são apresentadas algumas informações resumidas sobre a produção siderúrgica, sem maiores detalhes.
A produção do aço a partir do minério é dada pela redução química do óxido nele contido com o carbono.
O equipamento usado é um forno de formato cilíndrico vertical e de grande altura, por isso chamado de alto-forno.
São basicamente três os ingredientes que são dispostos no alto-forno (fisicamente alimentados na parte superior do forno através de transportadores e outros equipamentos):
1) O minério de ferro, isto é, a substância que contém o óxido.
2) O calcário (rocha à base de carbonato de cálcio), cuja função básica é a remoção de impurezas.
3) O coque, que é o agente combustível e redutor. Coque é