second homes
O turismo de segundas residências encontrase em expansão, sustentado pelas recentes mudanças sociais que geraram um renovado interesse por estas habitações. As segundas residências são um factor importante de transformação da paisagem e do uso do solo.
Actualmente estas residências são consideradas como oportunidades para o desenvolvimento regional (JANSSON E
MÜLLER, 2004). Este tipo de turismo deve ser entendido como propulsor do desejado efeito multiplicador na economia regional, quando promovido na óptica do desenvolvimento sustentável. Se isso não acontece, este tipo de turismo pode igualmente apresentar-se como algo problemático, indutor de impactos negativos a vários níveis, como por exemplo, a especulação imobiliária (MANTECÓN, 2008).
As segundas residências estudadas como fenómeno turístico ainda são uma excepção.
Vários estudos nacionais e internacionais já foram realizados sobre estas habitações. No entanto, estes estudos geralmente são realizados a partir de uma análise geográfica.
Por isto nos parece importante uma reflexão numa perspectiva do turismo e mais especificamente do marketing de destinos turísticos. O comportamento do consumidor em turismo vem alterando-se com grande intensidade acarretando o desenvolvimento de um mercado mais especializado e sofisticado centrado em diversos tipos de actividades que podem ser desenvolvidas a nível local
(NOVELLI et al, 2006). É importante conhecer bem este comportamento, seus condicionantes e consequências, de modo a poder criar destinos e produtos turísticos que não apenas sejam capazes de atrair e satisfazer os respectivos clientes, mas igualmente de modo a proporcionar ao destino uma ferramenta para gerir efectivamente este mercado, visando o desenvolvimento
sustentável