Segmentar um mercado
Só uma adequada estratégia de segmentação e posicionamento permitirá adaptar melhor os produtos do destino às necessidades dos diferentes segmentos e estabelecer relações a largo prazo com os mesmos.
A CIM-TTM necessita potencializar e obter um maior resultado na investigação turística e realizar um adequado esforço de segmentação e posicionamento que mostre o destino como uma proposta de valor (posicionamento) claro, único, distintivo, atrativo e sugestivo para cada um dos segmentos de mercado turístico aos que se dirige.
A CIM-TTM deve ser vista pelos turistas como um destino singular e diferente, com um poder de atração único ( escrever o que bom há nesta região) .
O primeiro passo para posicionar o destino é saber a que turistas se dirige. Uma vez selecionados os segmentos*, é necessário desenrolar uma oferta competitiva e diferenciada em relação as diferentes regiões competidoras, sendo necessário realizar uma analise interna e externa das regiões competidoras. Podem-se considerar como regiões competidoras, aquelas que oferecem as mesmas funções dentro de um mesmo grupo de turistas podendo existir diferenças entre os segmentos.
Uma vez identificadas as regiões competidoras, o seguinte passo seria realizar uma análise de cada um destes competidores. Os competidores diretos desejam captar os mesmos segmentos que a nossa região, de modo que satisfaçam melhor as necessidades dos turistas. É necessário examinar a competência, ver como fazem e como o fazem, para igualar os aspetos em que nos superam e potencializar aqueles em que nos somos melhores.
O seguinte passo é identificar o posicionamento. O posicionamento de mercado deve ser entendido como o processo de estabelecer e manter um lugar distintivo na mente do turista, para o destino e a sua oferta de produtos. O posicionamento