Seee
As Treliças Nervuradas Belgo utilizam aço Belgo 60 Nervurado (CA 60) em todos os fios que as compõem: uma garantia de procedência e qualidade. São formadas por um fio longitudinal superior (ø S) e dois fios longitudinais inferiores (ø I), separados entre si por uma distância (h) definida por dois estribos em forma de sinusóide (ø D), eletrossoldados nos dois lados da estrutura e colocados em todos os seus pontos de encontro, formando, assim, uma estrutura espacial de nós não-articulados.
Comportamento Estrutural
São estruturas espaciais capazes de absorver os esforços de flexão que se apresentam nos pré-moldados. Assim, a utilização de Treliças Nervuradas Belgo com Belgo 60 Nervurado é uma ótima solução para pré-fabricar elementos de concreto esbeltos, leves e fáceis de manejar, garantindo perfeita aderência com o concreto. Sua principal aplicação é na fabricação de Vigotas Treliçadas e Pré-lajes Treliçadas.
Funcionamento em uma laje
Os fios longitudinais superiores (ø S), além de garantirem rigidez ao conjunto, podem ainda colaborar como armadura resistente ao momento fletor negativo após a retirada dos escoramentos, e também como armadura de compressão durante a montagem e concretagem da estrutura treliçada.
As diagonais (ø D), além de colaborarem como armadura resistente à força cortante, servem para promover uma perfeita coesão entre o concreto do elemento pré-moldado e o concreto de capeamento.
Os fios longitudinais inferiores (ø I) colaboram como armadura resistente ao momento fletor positivo.
Corte Transversal
Vista Lateral
Fio Superior Diagonal
h
Fio Inferior 20 cm
Vantagens dos Principais Usos e Aplicações das Treliças Nervuradas Belgo.
Em Vigotas Treliçadas Para a execução de Lajes Treliçadas em casas e edifícios
• É um produto leve e de fácil manuseio • Permite a execução das instalações elétricas sem aumentar a espessura da laje • Elimina fôrmas e reduz os escoramentos • Reduzem-se os prazos e