Sedimentos e processos sedimentares
Os sedimentos são partículas sólidas que se encontram na superfície terrestre, resultantes de fenômenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes e de restos orgânicos. Assim, são constituídos principalmente por areias, siltes e conchas de organismos. Formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.
Basicamente: formação dos grãos, transporte, sedimentação e litificação.
A gênese das rochas sedimentares implica duas etapas fundamentais:
-Sedimentogênese: elaboração dos materiais que as vão constituir até à sua deposição;
-Diagenêse: evolução posterior dos sedimentos, conduzindo à formação de rochas consolidadas.
Após a meteorização as partículas degradadas serão removidas dos locais onde foram originadas pelos agentes erosivos (erosão), para depois sofrerem transporte.
Elementos detríticos
Fragmentos de rochas pré-existentes (ígneas, metamórficas ou sedimentares) de diferentes dimensões;
Por exemplo: cascalho, areia, silte, argila.
Elementos quimiogênicos
Também chamados minerais de neoformação, resultam da precipitação dos sais dissolvidos numa solução. Por exemplo: calcita, dolomita, hematita, halita, gesso.
Elementos biogênicos
- Resultam da acumulação ou da edificação das partes esqueléticas de organismos vivos, de fragmentos vegetais, etc. Podem ser de natureza siliciosa, carbonatada, fosfatada ou carbonácea.
TRANSPORTE
Corresponde à deslocação dos detritos, por diversos agentes de transporte, até o local onde serão depositados. O principal agente transportador é a água, no entanto, a gravidade e o vento também são atuantes.
Fatores que influenciam o transporte sedimentar: tamanho do grão, velocidade da corrente e profundidade da água.
Os sedimentos podem ser transportados por vários processos e apresentam aspectos diferentes, quanto ao calibre, brilho, rolamento.
Tipos de