Rochas sedimentares
As rochas sedimentares são rochas formadas a partir dos materiais originados da alteração e destruição de qualquer tipo de rocha exposta à superfície terrestre. Estes materiais são transportados e acumulados em ambientes de sedimentação da superfície terrestre e, posteriormente, transformados em rochas consolidadas. Estas rochas, incluem também, em suas constituições, os materiais provenientes de atividades biológicas.
Os materiais originados da alteração das rochas (fragmentos e precipitados químicos) e da ação de agentes biológicos (restos e compostos químicos), são denominados de Sedimentos.
“Rocha Sedimentar” é uma rocha constituída de sedimentos originada pelo intemperismo e erosão de rochas preexistentes e, de atividades biológicas, que foram transportados e acumulados em bacias sedimentares e, posteriormente, litificados.
Os processos geológicos envolvidos na formação das rochas sedimentares constituem uma seqüência de processos exógenos, denominada de Ciclo Sedimentar. Os processos que constituem o ciclo sedimentar são: intemperismo, erosão, transporte, sedimentação e litificação.
O intemperismo e a erosão são processos de alteração e desgaste de rochas preexistentes expostas à superfície, pela ação do calor solar, ar, água, gelo, vento e de agentes biológicos. As ações desses agentes externos originam sedimentos, que sofrem o transporte das áreas fontes até os locais de sedimentação (bacias sedimentares). Este transporte é feito por suspensão, arraste, rolamento e saltação do material detrítico, ou por solução, no caso de solutos (íons). Os agentes que executam o transporte de sedimentos são: a água; o gelo; o vento e, a gravidade. A sedimentação (deposição e/ou precipitação) forma camadas de sedimentos, que são litificados por compactação (pressão litostática), devido ao peso exercido pelas camadas sobrejacentes, e por cimentação, resultante da cristalização de minerais nos poros dos sedimentos, a partir de soluções