Sedentarismo
Sedentarismo
Sedentarismo
O sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para o corpo e que também acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos. As atividades físicas podem ser caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos ou até mesmo as donas de casa, que de certa forma fazem esforços, limpando suas casas.
O Sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, pessoas que não tem costume de fazer qualquer exercício. O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças entre elas:
Hipertensão arterial
Diabetes
Obesidade
Ansiedade
Aumento do colesterol
Infarto do miocárdio Esses são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.
O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças. Mas o sedentarismo já está sendo classificado como uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. Uma das principais causas é a modernidade. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo. O sedentarismo pode trazer outra consequência, que é como fica sem fazer exercícios o aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos. A principal forma de evitar é