Sedentarismo na infância e na fase adulta
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. O sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais; o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas. No mundo atual em que vivemos, o sedentarismo esta tomando conta da sociedade. Em uma pesquisa de trabalho na faculdade descobrimos que mais de 60% da população, não pratica nenhum tipo de atividade física. As pessoas estão ligadas ao mundo virtual, e tecnológico, diante de tanta tecnologia a população esta ficando acomodada. A atividade física traz muitos benefícios a saúde como também pode ajudar na integração de grupos , Jovens ,crianças , adultos e idosos . As pessoas necessitam de contato físico e cada vez sentem mais carência, porque estão totalmente ligados as modernidades que o mundo oferece. E o que poderíamos fazer para tentar mudar estes hábitos? Dicas para evitar o sedentarismo: Praticar exercícios como: Caminhada ,corrida, pedalar, jogar bola com os amigos e com a família é uma maneira de praticar exercício físico e ter um entrosamento maior no seu grupo familiar .Entre estas existem várias outras atividades físicas para evitar o sedentarismo.
Com uma boa avaliação física e revisão médica: Vamos fazer exercícios sempre respeitando nossos limites, seguindo uma boa alimentação.
A nossa saúde e a saúde de nossos filhos depende de nós! É fácil, não tem custo, basta boa vontade e disciplina!
CONSEQUÊNCIAS DO SEDENTARISMO A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade