Secção Áurea
Também chamada de proporção áurea, razão de ouro e razão áurea, é uma constante real algébrica irracional denotada por um valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Seria a proporção entre dois segmentos ou duas medidas de constante harmonia e beleza. A razão de ouro exprime movimento, pois mantém-se em espiral até ao infinito, e o retângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista.
A proporção está presente na natureza (semente de girassol), no corpo humano (a altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão) e no universo (comportamento da refração da luz).
Ordem clássica
As ordens clássicas estão presentes principalmente na arquitetura grega, em seus tipos de colunas e das formas de estrutura e decoração. Como são bastante evidentes, as características formais e estéticas da arquitetura grega são identificadas por três ordens distintas, a dórica, a jônica e a coríntia.
Ordem Dórica: É a mais antiga e seu nome vem do povo que ocupou a Grécia Peninsular, os dórios. A fachada de um templo dórico era dividida em três etapas fundamentais: a plataforma ou envasamento (escalonada em degraus), as coluna (divididas em fuste e volume cilíndrico estriados) e o entablamento (arquitrave, viga monolítica de pedra que ligava uma coluna à outra).
Ordem Jônica: Veio logo após a Dórica, e teve sua origem na região ocupada pelos jônios. Na ordem jônica é marcante a influência oriental, com a adoção de motivos orgânicos, notadamente o capitel das colunas. Há uma hipótese de que a coluna jônica tenha sido "importada" da arquitetura dos templos egípcios. A diferença dos templos jônicos para os templos dórios estava nos detalhes de cada componente, pois as divisões eram as mesmas que as dórias. Dentro da ordem jônica, existiu uma variante no desenho das colunas, as chamadas cariátides, que eram colunas em forma de mulheres, em homenagem às jovens da região de Cária, na Grécia asiática, que foram escravizadas