arquitetura
Escala singnifica “tamanho” em relação a algum sistema de medição e a proporção se refere à relação apropriada e harmoniosa entre as partes de um todo maior
Proporção dos materiais
Todos os materiais construtivos utilizados na arquitetura tem propriedades distintas de elasticidade, rigidez e durabilidade, bem como proporções racionais.
Todos os materiais também têm proporções racionais que são ditadas por suas forças e fraquezas inerentes.
Proporções estruturais.
Na construção de uma obra arquitetônica são utilizados elementos estruturais para transpor espaços e transmitir suas cargas através de suportes verticais para o sistema de fundação de um edificio.
O tamanho e a proporção desses elementos estão diretamente relacionados às funções estruturais que desempenham e podem portanto, constituir indicador visuais do tamanho e da escala dos espaços que ajudam a delimitar.
Cada elemento aumenta em espessura à medida que sua carga e envergadura aumentam em tamanho.
Proporção industrial.
Muitos elementos arquitetônicos são dimensionados e proporcionados não só de acordo com suas propriedades estruturais e suas funções, mas também com o processo através do qual são fabricados. Como esses elementos são produzidos em massa nas fábricas, têm tamanho e proporções padrão que lhes são impostos pelos fabricantes individuais ou pelos padrões industriais.
Blocos de concreto e tijolos comum, por exemplo, são produzidos como unidades construtivas modulares. Embora diferem entre si em tamanho, ambos são proporcionados de acordo com uma base semelhante.
Sistemas de Proporcionalidade
•
Nossa percepção das dimensões físicas da Arquitetura, de proporção e escala, é imprecisa. É distorcida pelo escorço da perspectiva e a distância, bem como pelas tendências culturais.
O núcleo mais admirável, surpreendente e tocante desta residência é o recanto de lazer na sala de estar, um amplo quadrado.
Se essas dimensões não