seculo XX
Na economia Houve a afirmação do capitalismo monopolista e da sociedade emergente baseados no consumo e no crescimento da classe média.
Houve a renovação do capitalismo como sistema produtivo que passou da centralidade da indústria para a dos serviços ( ou terciário )
Houve também a afirmação do socialismo, que se inspira num modelo coletivista e na superação da propriedade privada dos meios de produção.
Na política
O totalitarismo ( que sãos os regimes de ditadura nazifacista ) e a democracia (que é a forma de governo onde o poder emana do povo ) se confrontaram durante todo o século.
Nos comportamentos ( Tanto individuais quanto sociais )
Exagerbou-se primeiramente o individualismo onde o sujeito faz cada vez mais referência a si próprio e às suas necessidades e interesses e segue a ética do prazer e da afirmação de si.
Depois cresceu o hedonismo onde vale antes de tudo o consumo e não a produção, onde vale o tempo livre e não o trabalho.
A Educação
Na educação tanto as práticas quanto as teorias ressentiram-se da massificação da vida social, da evolução de grupos sociais tradicionalmente subalternos, da criação de 1 novo estilo de vida, do crescimento da democracia e da participação.
A prática educativa voltou-se para 1 sujeito humano novo. Impôs novos protagonistas ( a criança, a mulher e o deficiente ). Renovou as instituições formativas ( desde a família até a escola, a fábrica, etc... )
Pedagogia Ativista
Nesse período a escola sofreu processos de profunda transformação. Afirmou-se como central na sociedade. Essa renovação foi no âmbito da tradição ativista, quando a escola se impôs como instituição chave da sociedade democrática e se nutriu de 1 forte ideal libertário. Dando vida tanto a experimentações escolares e didáticas baseadas no primado do ''fazer'' quanto a teorizações pedagógicas destinadas a fundar/