seculo xvii
Grupos de colonos que realizam expedições pelo interior do Brasil em busca de riquezas e escravos indígenas. Algumas dessas expedições eram patrocinadas pela coroa portuguesa e ajudaram a ampliar a ocupação do território, até então restrita ao litoral.
1608 - O Brasil foi dividido em duas partes, pela segunda vez. A parte sul, com capital no Rio de Janeiro, e a parte norte, com capital em Salvador. Essa divisão durou até 1612, quando o Brasil foi novamente unido, com capital em Salvador.
1612 - O francês Daniel de La Touche funda a cidadela de São Luís. A França tentava conquistar parte do território americano para criar a França Equinocial, e participar da crescente economia açucareira.
1615 - Os franceses são expulsos por forças portuguesas e espanholas. O Forte de São Luís daria origem a São Luís do Maranhão.
1616 - fundação de Belém do Pará, permitindo melhor controle e defesa da costa.
620 - Os holandeses fundam a Cia. das Índias Ocidentais, promovendo ataques e ocupações nas colônias portuguesas, principalmente no Brasil.
Invasao Holandesa Bahia 1621 - A América Portuguesa foi dividida em dois estados. O Estado do Maranhão, com capital em São Luís, e o Estado do Brasil, com capital em Salvador.
1624 - Após anos de tentativas, os holandeses finalmente conquistam a Cidade do Salvador, mas são expulsos no ano seguinte. Invasão Holandesa da Bahia ►
1630 - Uma nova investida holandesa no Brasil assume o controle do litoral de Pernambuco. Apesar da resistência portuguesa, o domínio holandês perduraria até 1654, quando o Tratado de Taborda (e o pagamento de uma indenização aos holandeses) põe fim à ocupação.
Entre 1637 e 1644, Pernambuco seria governada por Maurício de Nassau-Siegen, que restabeleceu a produção açucareira, promoveu o desenvolvimento urbano e permitiu a liberdade religiosa e política. Sob sua administração, vieram para