Sectores de atividade
A – Sector Primário
O sector primário engloba as actividades económicas que produzem matéria prima. Isto implica, geralmente, a transformação de recursos naturais em produtos primários. Muitos dos produtos do sector primário são considerados como matérias primas levados para outras indústrias, a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste sector incluem agricultura, a silvicultura, a pecuária, a extracção mineira e a apicultura. As indústrias em sentido diversificado, que agregam, embalam, empacotam, purificam ou processam as matérias primas dos produtores primários, normalmente se consideram parte deste sector, especialmente e a matéria prima é inadequada para a venda, ou dificil de transportar a longas distâncias. Segundo a nomenclatura económica, o sector primário está dividido em seis actividades económicas: a agricultura, a pecuária, a silvicultura, apicultura e a mineração.
* Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria prima para roupas, construções, medicamentos, ou seja, tem por objectivo retirar do solo alimentos para a sobrevivência so Homem, bem como matérias-primas.
Contudo, existem factores que condicionam o actividade agrícola, factores físicos (clima, relevo, solos) e humanos (culturais, económicos e sociais).
Qual foi a influência do clima na prática agrícola? O clima é considerado o factor mais importante na produção agrícola que condiciona a distribuição geográfica das espécies vegetais e as variedades cultivadas. A temperatura, a humidade, a luz solar e o vento intervêm nas