Secretariado
Introdução
1. Curiosidades da profissão
1.1 Surgimentos do Secretariado Executivo
1.2. O que faz um Profissional de Secretariado Executivo?
1.3. Como ser um profissional de Secretário Executivo?
2. Código de ética do Profissional de Secretariado
3. Conclusão
4. Referências
Secretariado Executivo
O principal foco dessa área é assessorar os executivos no desempenho de suas funções, gerenciando informações, auxiliando na execução de suas tarefas administrativas, na tomada de decisões e em reuniões, marcando e cancelando compromissos. Coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências. Atender clientes externos e internos; organizar eventos e viagens. Pode cuidar da agenda pessoal dos executivos. Atuação junto às áreas Financeira, Comercial, de Compras, Vendas, Marketing e Recursos Humanos.
1. Curiosidades da profissão
1.1 Surgimento do Secretariado Executivo
O Surgimento da profissão ocorreu nas civilizações antigas, com as atividades dos escribas, homens faraós, passando por uma escala de evolução ao longo dos anos.
Na revolução industrial de 1760 a nova estrutura empresarial exigiu as funções de assessoria administrativas, consolidando o papel do secretário função, esta exercida praticamente apenas por homens. Foi na 2ª Guerra Mundial com a necessidade de mão de obra pela falta de homens que as mulheres tomaram espaço no mercado de trabalho, até o século XX as mulheres exerciam papeis limitados com funções rotineiras e grosseiras.
As mulheres começam a assumir os papeis de secretárias de uma forma mais feminina, consequentemente os homens se afastam da profissão de secretariado.
No Brasil, a profissão acompanhou o ambiente empresarial, com a chegada das multinacionais, foram executadas algumas técnicas de datilografia, taquigrafia, organização de arquivos e atendimentos telefônicos. A profissão foi