Brinquedoteca
Brincar
Brincar é apenas um jeito gostoso de aprender. Um ensaio para a realidade. Brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano.
Por isso, a importância da criação de uma brinquedoteca: para resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância, direito este que está sendo de tantas maneiras desrespeitado. Mas enfim o que é uma BRINQUEDOTECA ?
Duas definições claras e objetivas:
1. É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico, um lugar onde tudo convida a explorar, sentir, a experimentar.
2. É o espaço onde todas as crianças vão chegando pra brincar, resgatar brincadeiras, para compartilhar momentos de alegria. A brinquedoteca possibilita a todas as crianças o acesso ao brinquedo, permitindo, sobretudo às crianças de baixa renda, o contato com o brinquedo, e também a oportunidade que o adulto consciente, desde o educador de rua até os líderes da sociedade, ter de volta o seu direito de ser criança.
Percebemos que as brinquedotecas são essências às crianças, não esquecendo que é um local que deve ter deveres e obrigações, onde as atitudes que surgem são negociadas naturalmente durante a atividade lúdica.
Brinquedos
Segundo SOUZA (1995), na brinquedoteca devem existir todos os tipos de brinquedos nas salas, para que se apresente várias opções às crianças, oferecendo uma série de experiências conforme as suas necessidades.
Os brinquedos devem ser simples e fáceis de manejar (para não frustrar a criança), duráveis e de baixo risco de acidente, após as observações feitas em nossa brinquedoteca segue a abaixo a lista de brinquedos constituintes:
Livros infantis coloridos
Tapete de EVA com abecedário
Mesas e cadeiras próprias
Canto da leitura (livros separados por títulos e matérias)
Painéis (Tempo, aniversariantes, mapas e lugares)
Espaço da inclusão
Abecedário em