Secador atomatizado
885 palavras
4 páginas
Maquinas Industriais – Maquinas Térmicas Índice
Introdução No contexto da Unidade Curricular de Maquinas Industriais, realizo o presente relatório no âmbito do Curso de Licenciatura de Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis, do 2º Ano, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.
Este relatório tem como objectivos principais perceber o funcionamento de um secador atomizador, e calcular o consumo máximo e mínimo a partir de dados recolhidos na aula pratica realizada no dia 2 de maior de 2013.
Funcionamento de Secador Atomizador
Um secador atomizador é uma máquina industrial que consiste na transformação de uma suspensão aquosa de partículas sólidas em partículas secas, a partir da pulverização das condições de operação
A atomização é utilizadas em muitas indústrias, como as de plásticos, resinas, detergentes, pesticidas, corantes (pigmentos), fertilizantes, produtos alimentares (como leite em pó ou mesmo café solúvel) produtos farmacêuticos e também na cerâmica como é o nosso caso.
A suspensão aquosa (barbotina) é bombeada para um sistema dispersor que se encontra no interior da câmara de secagem ventilada por ar seco previamente aquecido, e é finamente divida num elevado número de pequenas gotículas, essas gotículas pulverizadas adquirem uma forma esférica, devido a acção da forte pressurização exercida pela tensão superficial, sofrem da suspensão no interior de uma câmara aquecida. O produto que obtemos é constituído por pó ou grânulos. A forma destes depende de varias condições físicas e químicas da suspensão, das características do atomizador e uma rápida evaporação de água. Resultado em granulados secos que são separados do ar quente e húmido para poderem ser utilizados.
Os atomizadores têm alto