sebenta
Rita Pasion
Aulas
Bibliografia
1
I - Fundamentos históricos da PT Contemporânea
1. Definição da Psicologia do trabalho e da postura adoptada no programa da disciplina
Psicologia do trabalho - o estudo da relação do indivíduo com a actividade produtiva (de bens ou de serviços). nunca é passiva e se inscreve sempre num tecido de relações sociais, historicamente determinado
assume configurações diferentes nas várias regiões do mundo e evoluiu de forma específica
A Psicologia do trabalho emergiu nos primeiros países industrializados, pelo que perceber esta disciplina científica, implica lembrar os seus fundamentos históricos, nesses países; sem negligenciar, contudo, o que caracterizou esta relação noutras regiões do mundo. Iremos privilegiar uma abordagem da relação do indivíduo com a actividade produtiva que não “naturaliza” o que costuma ser esperado desta relação na maioria das empresas inseridas nos países ditos de “velha industrialização”, a partir de uma relativização histórica e geográfica.
2.
Relativizar historicamente a relação do indivíduo com a actividade produtiva
Evolução das maneiras de viver e do valor atribuído ao trabalho nos países da Europa ocidental…
… A abordagem de Jacques Bude
O trabalho nem sempre teve o significado que tem hoje;
as relações sociais nas quais o trabalho está inserido foram, em determinadas épocas, bastante diferentes daquelas que podemos conhecer hoje.
As pessoas mudam o seu modo de sentir, de pensar, logo, modificam a sua opinião acerca do trabalho. Para compreender estas mudanças que ao longo dos séculos tiveram lugar e, assim, entender porque é que o trabalho tem um papel tão principal nos dias de hoje, devemos explorar como foi no passado.
2
Enquadramento Geral
Alta
Idade
Média
(Séc.
VIII/ XI)
Estrutura Social
o
Minoria de proprietários rurais
o
Servidão dos não proprietários (dependência, exploração;
A Europa -