TRATAMENTO DE EFLUENTES
1) A água é o material inorgânico mais abundante no planeta, sendo de fundamental importância para a manutenção da vida. Existem em média 1,36x1018 m3 de água disponíveis no planeta terra, desse quantitativo 97% representa a água subterrânea e 3% à água superficial. Com relação à água subterrânea, 97% está contida no mar, 2,2% nas geleiras e 0,8% é água doce.
2) O ciclo hidrológico é a circulação da água de um meio para outro, o qual ocorre segundo mecanismos de transferência da água, como precipitação, escoamento superficial, infiltração, evaporação e transpiração. A precipitação envolve a água que cai da atmosfera na superfície da terra sob a forma de chuva, neve, granizo e orvalho. O escoamento superficial significa o deslocamento da água sobre o solo, com posterior formação de córregos, lagos e rios, ou ainda atingindo o mar. Enquanto que a infiltração representa a água que atinge o solo formando os lençóis d’água, sendo esta água subterrânea responsável pela alimentação dos corpos d’água superficiais durante os períodos mais secos. A transferência da água da superfície do estado líquido para o gasoso é chamado de evaporação, a qual depende da umidade e temperatura do ar. Enquanto que a transpiração é a retirada de água do solo pelas raízes das plantas, transferida para as folhas e, em seguida, evaporando.
3) A água disponível no planeta possui uso em diversas atividades, como abastecimento doméstico, abastecimento industrial, irrigação, dessedentação de animais, aquicultura, preservação da flora e da fauna, recreação e lazer, harmonia paisagística, geração de energia elétrica, navegação e diluição de despejos. Em relação a tratamento prévio, apenas o uso doméstico e industrial estão sujeitas a este tratamento devido aos requistos de qualidade exigidos.
4) Os mais variados componentes presentes na água e que alteram o seu grau de pureza, podem ser abordados de acordo com suas características físicas,