Sebenta economia 1ºANO
E CONOMIA
É uma ciência autónoma da área social e humana, que estuda o comportamento dos agentes económicos. As ciências sociais estudam a realidade social, i.e., o conjunto de fenómenos que resultam das relações que o Homem estabelece entre si e com a natureza, cada uma, de um ponto de vista específico. Não há fenómenos económicos. fenómenos são fenómenos ‐ a realidade é una, podendo ser analisada de vários pontos de vista. Falamos, então, da interpretação económica dos fenómenos sociais. Economia ‐ é a ciência que estuda a forma como as pessoas e a sociedade escolhem
(comportamento) o emprego dos seus recursos escassos, que podem ter usos alternaKvos, para saKsfazer as suas necessidades que são ilimitadas.
É a ciência que tenta maximizar a produção de bens e serviços feita com recursos que são escassos (limitados) e que têm uKlizações alternaKvas, para saKsfazer necessidades da sociedade que são ilimitadas.
Bem ‐ é algo que saKsfaz uma necessidade humana.
Bem Económico
≠
Bem livre
↓
↓
Escasso
Não é escasso
Tem custo de oportunidade
Não tem custo de oportunidade
Recursos ‐ aquilo que não saKsfaz directamente uma necessidade humana mas que serve para a produção de bens (ex. Terra, máquina, trabalho)
Consumo ‐ é a uKlização de bens para a saKsfação das necessidades.
Só existe problema económico quando existe a necessidade de tomar uma decisão e está só aparece quando existe escassez e escolha.
Escassez ‐ consiste na impossibilidade de os bens disponíveis saKsfazerem as necessidades presentes. São as necessidades humanas que determinam a escassez, pois estão sempre a surgir
novas necessidades ‐ depois de saKsfeitas as necessidades básicas, o homem encontra sempre mais coisas de que necessita.
É a escassez que causa a necessidade de escolhas e decisões, que gera alternaKvas, e por isso, a necessidade de gerir os recursos. Se não houvesse escassez era possível ter todas as