energias alternativas
A geração de energia elétrica tendo o sol como fonte pode ser obtida de forma direta ou indireta. A forma direta de obtenção acontece por meio de células fotovoltaicas (onde a irradiação solar é transformada em energia elétrica), geralmente feitas de silício, um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre. Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, constroem-se usinas em áreas de grande insolação (áreas desérticas, por exemplo), onde são instaladas centenas de espelhos côncavos (coletores solares) direcionados para um determinado local, que pode ser uma tubulação de aço inoxidável, como ocorre no deserto de Mojave, maior central solar do mundo, na Califórnia (EUA), ou um compartimento contendo simplesmente ar, como ocorre em Israel, ou ainda, utiliza-se painéis termoreceptores (possuem tubulação de metal sendo percorrida por água) para aquecimento doméstico da água.
ESQUEMATIZAÇÃO
O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar (ou formas apropriadas de energia). Entre os materiais mais usados para a conversão da radiação solar em energia elétrica os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício. A eficiência de conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente na superfície da célula que é convertida em energia elétrica. As melhores células apresentam um índice de eficiência de 25% [Green et al, 2000]3.
O desenvolvimento das aplicações da energia solar fotovoltaica teve uma motivação graças à necessidade de levar energia elétrica para as comunidades distantes das