Sebastião salgado biografia
Sebastião Ribeiro Sagado, nasceu em 1944 na cidade de Aimorés em Minas Gerais. Fez mestrado em Economia ainda no Brasil, tournou-se Doutor na mesma área em uma universidade em Paris. Em Londres, trabalhou na Organização Internacional do Café, e em uma de suas expedições pela Africa, juntamente de sua esposa Lélia decidiu largar sua carreira de Economista e decidiu se tornar fotógrafo. E hoje pode-se considerá-lo como um dos maiores fotógrafos da atualidade, dono dos principais premios e medalhas na área, seu trabalho é considerado um exemplo de estética político-social, sua intenção é mostrar com maior impacto e intensidade a situaçao de miséria, fome, sofrimento.
Um acontecimento que marcou e alavancou definitivamenete sua carreira de fotografo, foi em 1981 durante o atentado ao presidente dos EUA, Ronald Reagan, onde Sebastião foi escalado para acompanhar o Presidente e estava cobrindo uma matéria para o The New York Times em um evento no Hilton Hotel. Durante a ida para o evento Sebastião foi enviado dentro de um carro oficial com pelo menos 15 agentes, e na saída do hotel, indo para o carro um jovem atirou 6 vezes contra o presidente, e no momento que escutou os disparos, o fotografo saiu em disparada para obter o melhor ângulo, e foi o único que pôde presenciar mais de perto a cena. E essas fotos lhe renderam um bom lucro, não confirma o valor exato, mas afirma que deu pra comprar um carro e um apartamento em Paris.
O modo preto e branco e as gamas de cinza, de acordo com Sebastião Salgado, permite a quem está vendo a fotografia interagir com a obra... “Qualquer pessoa que olhar vai restituir a cor porque o universo é em cor. A partir desse momento aquela fotografia não é só minha, mas também da pessoa que está vendo”, conclui.
Passou pelas agências Magnun e Gamma, e hoje ao lado de sua esposa Lélia Wanick Salgado, criou a Amazonas Imagens. Alguns de seus principais trabalhos foram: Outras américas, Êxodos, Trabalhadores e seu ultimo