Sebastião salgado
Sebastião Salgado
Fotógrafo brasileiro
Sebastião Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social em seu trabalho.
Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimoré, Minas Gerais. Passou parte de sua juventude em Vitória, Espírito Santo. Formou-se em economia na Universidade do Espírito Santo em 1968 e doutorou-se pela Universidade de Paris. Passou a viver em Londres nos anos 60 até 1973.
A partir de suas viagens à África, usou a fotografia como hobby e posteriormente, sua profissão. De volta a Paris, trabalhou como free-lance fazendo reportagens fotográficas na agência Gamma e posteriormente, na Magnum. Em 1981, trabalhando como repórter fotográfico do jornal New York Times, foi o único profissional a registrar o atentado ao presidente norte-americano Ronald Reagan, o que lhe deu destaque internacional.
Publicou o livro “Outras Américas” (1986), que abordava assuntos sobre a vida dos camponeses latino-americanos. Em outra publicação, “Sahel: o homem em agonia” (1986) tratou sobre questões relacionadas à seca na região africana de Sahel. Já no livro “Trabalhadores” (1993), o fotógrafo mostrou fotos sobre o trabalho manual. Em “Terra”, a temática foi o problema da questão agrária no Brasil. Além disso, fez sucesso com projeto “Êxodos” com exposições em São Paulo.
Sebastião Salgado recebeu diversos prêmios, entre eles, o “Fotografia Humanitária” (EUA, 1982) e o “Unesco para Iniciativas Bem-Sucedidas” (1999).
Sebastião ganhou os seguintes prêmios:
- Prêmio Príncipe de Asturias das Artes (1998);
- Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária;
- Prêmio World Press Photo;
- The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental;
- Eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência' nos Estados Unidos;
- Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores;
- Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos;
- Prêmio Overseas Press Oub oí America;